Institui o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e dá outras providências.
DECRETO No 5885, DE 15 DE ABRIL DE 2019 Institui o Plano Diretor de Tecnologia da Informacao (PDTI) e da outras providencias. O prefeito Municipal de Anchieta, Estado do Espirito Santo, no uso das atribuicoes que lhe sao conferidas pelo inciso VIII do Art. 71 da Lei Organica Municipal; DECRETA: ? CONSIDERANDO que a Tecnologia da Informacao (TI) e atualmente reconhecida pelos gestores publicos como uma ferramenta fundamental para atender as necessidades estrategicas e operacionais, sendo um dos principais alicerces para a modernizacao da Gestao Municipal; e ? CONSIDERANDO que o planejamento de TI deve estar alinhado e integrado com o planejamento estrategico da Prefeitura de Anchieta e tem como objetivo estabelecer metas e acoes da area de TI. DECRETA: Art. 1o Fica instituido o Plano Diretor de Tecnologia da Informacao 2018 ? 2021, instrumento de diagnostico, planejamento e gestao de recursos e processos de Tecnologia da Informacao ? TI, implantado no ambito da Administracao Publica Municipal, ANEXO UNICO. Art. 2o O Plano Diretor de Tecnologia da Informacao tem como objetivo determinar as prioridades para alocacao de recursos nos diversos desafios e acoes de TI na Prefeitura Municipal de Anchieta, alinhando as atividades da Gerencia Estrategica de Tecnologia da Informacao (GETI) as metas da Administracao. Art. 3o A efetivacao do Plano Diretor de Tecnologia da Informacao sera realizada pelo Comite de Tecnologia da Informacao, instituido por ato proprio do Executivo Municipal. Art. 4o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicacao, retroagindo os seus efeitos ao exercicio de 2018. Publique-se, Registre-se e cumpra-se. Anchieta, 15 de abril de 2019. FABRICIO PETRI PREFEITO MUNICIPAL DE ANCHIETA ANEXO UNICO (decreto no 5885/2019) PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA Plano Diretor de Tecnologia da Informacao 2018-2021 COMITE DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO Presidente - Paula Louzada Martins ? Secretaria Municipal de Governo; Suplente do Presidente - Igor Farias de Almeida ? Gerente Estrategico de Tecnologia da Informacao - Governo; Secretario - Alexandre Oliveira dos Santos ? Assistente Categoria B ? Governo; Representantes das Secretarias: ? Deyvison Vettoraci Palaoro ? Gerente Estrategico de Projetos e Planejamento ? Saude; ? Eliane Marconcini Silva Gozzer ? Gerente Municipal de Planejamento Estrategico e Opera ? Girllane Casimiro Bertholi Romao ? Gerente Operacional de Administracao e Servicos - Educacao; ? Robson Lorencini Ceccon ? Gerente Estrategico de Transporte- Infraestrutura; ? Rozinere Bernardi ? Gerente Operacional de Licitacao e Contratos ? Administracao; RESPONSAVEL PELA ELABORACAO DO PDTI Igor Farias de Almeida ? Gerente Estrategico de Tecnologia da Informacao RESPONSAVEIS PELAS REVISOES DO PDTI Comite de Tecnologia da Informacao RESPONSAVEL PELA APROVACAO DO PDTI Fabricio Petri ? Prefeito Municipal SUMARIO VISAO GERAL ......................................................................................................................... 4 Apresentacao ........................................................................................................................ 4 Termos e Abreviacoes ........................................................................................................ 4 Metodologia Aplicada .......................................................................................................... 4 Principios e Diretrizes .......................................................................................................... 5 ORGANIZACAO DA TI ........................................................................................................... 5 Organograma da TI .............................................................................................................. 5 REFERENCIAL ESTRATEGICO DE TI ............................................................................... 5 Missao da GETI .................................................................................................................... 5 Visao da GETI ...................................................................................................................... 6 Valores da GETI ................................................................................................................... 6 Analise SWOT da GETI ...................................................................................................... 6 ALINHAMENTO COM A ESTRATEGIA DA PMA .............................................................. 7 INVENTARIO DE NECESSIDADES ..................................................................................... 8 PROCESSO DE REVISAO DO PDTI ................................................................................. 12 FATORES CRITICOS PARA IMPLANTACAO DO PDTI ................................................ 12 CONCLUSAO ......................................................................................................................... 12 ANEXO I PDTI ? PLANO DE ACOES TATICAS .............................................................. 13 4 VISAO GERAL Apresentacao O Plano Diretor de Tecnologia da Informacao ? PDTI ? e um instrumento de diagnostico, planejamento e gestao de recursos e processos de Tecnologia da Informacao ? TI. Tem como objetivo determinar as prioridades para alocacao de recursos nos diversos desafios e acoes de TI na Prefeitura Municipal de Anchieta, alinhando as atividades da Gerencia Estrategica de Tecnologia da Informacao (GETI) as metas da Administracao. O presente PDTI tem como objetivo sistematizar o planejamento de gestao de TI para o periodo de 2018 a 2021 com revisoes anuais periodicas. Os procedimentos para elaboracao foram definidos de acordo com Planejamento Estrategico da Prefeitura ? PEP, Plano Plurianual- PPA e levantamento de necessidades das Unidades Administrativas. Introducao O PDTI norteara o Plano de Acoes da GETI sendo um reflexo do Plano Estrategico da Prefeitura. Dessa forma sera possivel apoiar a GETI no alcance da missao de ?atuar na inovacao e provimento de solucoes tecnologicas que garantam seguranca, confiabilidade, integridade tanto no fluxo quanto no armazenamento de dados, respeitando o cidadao e a sociedade.? Termos e Abreviacoes Termo Descricao PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informacao TI Tecnologia da Informacao GETI Gerencia Estrategica de Tecnologia da Informacao PEP Plano Estrategico da Prefeitura PPA Plano Plurianual de Aplicacao ERP Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recurso Corporativo) PMA Prefeitura Municipal de Anchieta SISP Sistema de Administracao dos Recursos de Tecnologia da Informacao AETI Acao Estrategica da Tecnologia da Informacao ATTI Acao Tatica da Tecnologia da Informacao Metodologia Aplicada Para a elaboracao do PDTI foram utilizados o Planejamento Estrategico da Prefeitura, o PPA, o levantamento das necessidades das areas e o Guia de Elaboracao de PDTI do SISP. 5 Principios e Diretrizes Os Principios do PDTI sao: ? Alinhamento dos objetivos da administracao as estrategias e acoes da GETI; ? As contratacoes de bens e servicos deverao ser precedidas de planejamento, seguindo o previsto no PDTI; ? Planejamento dos investimentos em hardwares e softwares seguindo politicas, diretrizes e especificacoes definidas em lei; ? Garantir a seguranca da Informacao; As Diretrizes do PDTI sao: ? Promover a governanca em TI na Administracao; ? Buscar excelencia, inovacao e criatividade na gestao; ? Investir no aumento de produtividade e otimizacao dos recursos de TI; ? Garantir a seguranca da Informacao; ? Buscar melhoria continua da infraestrutura de TI; ? Promover capacitacao/formacao de servidores. ORGANIZACAO DA TI A GETI e uma Gerencia Estrategica vinculada a Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura Municipal de Anchieta, cujo objetivo e promover e executar a gestao da tecnologia da informacao, desenvolvendo atividades estrategicas, atividades operacionais, atividades tecnicas e atividades de informacao e gestao de conhecimento. Organograma da TI REFERENCIAL ESTRATEGICO DE TI Missao da GETI Atuar na inovacao e provimento de solucoes tecnologicas que garantam seguranca, confiabilidade, integridade tanto no fluxo quanto no armazenamento de dados, respeitando o cidadao e a sociedade. Gerencia EstrategicaCoordenacao de Suporte Tecnico em InformaticaCoordenacao de Sistemas de Informacao 6 Visao da GETI Garantir a prestacao de servicos de tecnologia com qualidade, confiabilidade e seguranca aos demais setores da Administracao, contribuindo para um melhor atendimento das necessidades da populacao. Valores da GETI ? Credibilidade ? atuar de forma a garantir credibilidade dos servicos prestados e da equipe no ambito das entidades que compoem, alem da Prefeitura, a Sociedade; ? Agilidade ? entregar resultados com rapidez e qualidade; ? Etica ? agir com honestidade e lealdade em todas as acoes e relacoes; ? Inovacao ? buscar solucoes inovadoras para garantir a seguranca e para os desafios da Administracao; ? Transparencia ? praticar atos com legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiencia no desempenho de suas atribuicoes; Analise SWOT da GETI Ambiente Interno Ambiente Externo Forcas 1 Comprometimento e dedicacao da equipe tecnica de tecnologia em solucionar desafios; 2 Ambiente de trabalho agradavel; 3 Sinergia e motivacao da equipe de trabalho; 4 Equipe contando com tecnicos e profissionais de nivel superior; 5 Fomento e apoio da equipe tecnica para implantacao e/ou manutencao de aplicacoes; 6 Fornecimento de servicos a Administracao. 7 Datacenter protegido por sistema de seguranca fisica. Oportunidades 1 Conscientizacao da alta administracao da importancia em investimento em tecnologia; 2 Apoio de grande parte dos personagens da alta administracao quanto as decisoes estrategicas e operacionais tomadas pela GETI; 3 Previsao de reestruturacao do Datacenter; 4 Levantamento trimestral de atividades realizadas pelos setores; 5 Existencia de usuarios com conhecimento avancado em TI. 6 Ambiente Interno Ambiente Externo Fraquezas 1 Estrutura organizacional defasada, haja vista que a Prefeitura Municipal nao possui quadro de carreira na Tecnologia, o que leva a quebra de continuidade e amadurecimento do setor e da instituicao; Ameacas 1 Morosidade no andamento de processos administrativos fundamentais ao com funcionamento de servicos fornecidos pela Tecnologia; 2 Resistencia natural a mudancas propostas pela GETI; 7 2 Carencia de profissionais, o que acarreta em acumulo de funcoes e sobrecarga de demandas; 3 Ativos de Tecnologia defasados, o que causa indisponibilidades, inseguranca e ineficiencia dos servicos; 4 Rede logica defasada, ocasionando lentidao no fluxo de dados, instabilidades e falhas; 5 Inexistencia de procedimentos e normas formalizados de uso de tecnologia; 6 Servico de Suporte ao usuario e administracao de redes ineficientes; 7 Equipe sem certificacoes; 8 Falta de capacitacao em Seguranca da Informacao; 9 Perda de garantia dos equipamentos. 3 Cultura de governanca de TI nao consolidada na Administracao; 4 Observancia a normas, padroes e procedimentos instituidos pela GETI nao e total; 5 Contingenciamento orcamentario; 6 Ausencia de comunicacao formal das demais areas quanto a qualquer mudanca que influenciem os servicos relacionados a Tecnologia, como a contratacao, demissao e transferencia de setor de funcionarios, o que dificulta a organizacao e prejudica acoes e atuacoes automatizadas pela GETI; 7 Existencia de usuarios com conhecimento muito basico em TI; 8 Rapida evolucao tecnologica dos equipamentos de TI; 9 Descentralizacao dos setores da Administracao, causando elevado custo na interligacao dos mesmos. ALINHAMENTO COM A ESTRATEGIA DA PMA Eixo Item Acao Estrategica TI (AETI) EDUCACAO ? CULTURA E INOVACAO Investir na colaboracao digital e em novas formas de relacao com a sociedade; Auxiliar a Sec. Educacao a manter e expandir os servicos relacionados a tecnologia. SAUDE E ESPORTE Integrar os Servicos de Saude Auxiliar a Sec. Saude a manter e expandir os servicos relacionados a tecnologia. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SEGURANCA Realizar o diagnostico e monitoramento das familias em situacao de pobreza e de riscos sociais, objetivando o reordenamento e direcionamento de programas, acoes e investimentos. Implementar Sistema de Gestao para a Sec. Assistencia Social INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE Criar a central de gerenciamento da frota de veiculos, otimizando a logistica e reduzindo despesas. Auxiliar a Sec. Infraestrutura a manter e expandir os servicos relacionados a tecnologia. 8 GESTAO PUBLICA E FINANCAS Reestruturar o ambiente tecnologico da Prefeitura Municipal de Anchieta: parque de servidores, estacoes de trabalho, banco de dados e firewall; Manter, implantar e aprimorar softwares e servicos de tecnologia. Manter, implantar e aprimorar a infraestrutura de tecnologia. Aprimorar a governanca em TI INVENTARIO DE NECESSIDADES AETI: Auxiliar a Secretaria de Educacao a manter e aperfeicoar os servicos relacionados a tecnologia. Id Acao Tatica TI Descricao 1 Garantir disponibilidade do Sistema de Gestao Educacional Auxiliar na manutencao do contrato existente ou na contratacao de empresa especializada no fornecimento de Sistema de Gestao Educacional. 2 Prover internet a todas Unidades Educacionais Auxiliar na manutencao do contrato existente ou na contratacao de empresa especializada no fornecimento de servico de internet nas unidades educacionais inviaveis a interligacao. AETI: Auxiliar a Secretaria de Saude a manter e aperfeicoar os servicos relacionados a tecnologia. Id Acao Tatica TI Descricao 3 Garantir disponibilidade do Sistema de Gestao de Saude Auxiliar na manutencao do contrato existente ou na contratacao de empresa especializada no fornecimento de Sistema de Gestao de Saude. 9 4 Prover internet a todas unidades de saude Auxiliar na manutencao do contrato existente ou na contratacao de empresa especializada no fornecimento de servico de internet nas unidades de saude inviaveis a interligacao. AETI: Implementar Sistema de Gestao para a Secretaria de Assistencia Social. Id Acao Tatica TI Descricao 5 Garantir disponibilidade do Sistema de Gestao A. Social Implementar sistema que auxilie a Secretaria de Assistencia Social a mapear seus atendimentos e usuarios dos servicos. AETI: Auxiliar a Secretaria de Infraestrutura a manter e aperfeicoar os servicos relacionados a tecnologia. Id Acao Tatica TI Descricao 6 Garantir disponibilidade do Sistema de Gestao de Frotas Auxiliar na manutencao do contrato existente ou na contratacao de empresa especializada no fornecimento de Sistema de Gestao da Frota. AETI: Manter, implantar e aprimorar softwares e servicos de tecnologia. Id Acao Tatica TI Descricao 7 Manter/ou aprimorar Servico de Impressoes Manter/ou aprimorar o servidor de impressao. Manutencao do contrato existente ou auxilio na contratacao de empresa especializada no fornecimento de impressoras de Rede. 8 Implantar Servico de Monitoramento de Ativos de Rede Implantar servicos de monitoramento de ativos de Rede. 9 Implantar Servico de Monitoramento de Impressoes Implantar servicos de monitoramento de impressoes. 10 10 Contratar/Adquirir Sistema de Gestao de Impressoes Orientar a elaboracao de termo de referencia para contratacao de empresa especializada em fornecimento de Sistema de Gestao de Impressoes. 11 Aprimorar Servico de Armazenamento de Arquivos Orientar a manutencao e aprimoramento do Servico de Armazenamento de Arquivos em servidores de Rede. 12 Implantar rotinas de Backup de dados. Definir e implantar rotinas de Backup dos dados armazenados nos servidores de rede. 13 Garantir disponibilidade do Sistema ERP da Administracao Auxiliar a Secretaria de Administracao na elaboracao do TR para contratacao de empresa especializada no fornecimento de Sistema ERP. 14 Implantar solucao edicao de Arquivos de Escritorio (Office) Motivar processo de aquisicao de licenciamento ou software livre voltado a edicao de arquivos de escritorio. 15 Implantar solucao para Servico de E-Mail Corporativo Motivar processo para licenciamento ou software livre para aprimoramento do Servico de E-mails Corporativo. 16 Implantar solucao para Mensageiro Instantaneo Corporativo Motivar processo para licenciamento ou software livre para aprimoramento do Servico de Mensageiro Instantaneo Corporativo. 17 Manter servico de antivirus corporativo Motivar processo para licenciamento para solucao em antivirus corporativo 18 Implantar solucao para Software de Gestao de Banco de Dados Motivar processo para licenciamento ou software livre para Gestao de Banco de Dados. 19 Aprimorar servico de Suporte a incidentes relacionados a TI Aprimorar o sistema de suporte da TI com foco em governanca e melhor atendimento ao usuario final. AETI: Manter, implantar e aprimorar a infraestrutura de tecnologia. Id Acao Tatica TI Descricao 20 Manter servico de internet Motivar a manutencao do contrato existente ou contratacao de nova empresa especializada no fornecimento de servico de Internet. 21 Aprimorar interligacoes das redes locais dos setores Motivar a manutencao do contrato existente ou contratacao de nova empresa especializada no fornecimento de enlaces por fibra entre as redes 11 locais dos setores descentralizados da Administracao. 22 Aprimorar solucao para Firewall Motivar a renovacao e/ou aquisicao de licencas (ou nova solucao) para equipamento dedicado para funcao de Firewall. 23 Adquirir dois servidores de rede Motivar abertura de processo de licitacao para aquisicao dos servidores de rede, pois os atuais se encontram em final do seu ciclo de vida. 24 Adquirir um servidor de armazenamento Motivar abertura de processo de licitacao para aquisicao de servidor de armazenamento para possibilitar a implantacao e aprimoramento dos servicos prestado pela GETI. 25 Adquirir Nobreak para servidores Motivar abertura de processo de licitacao para aquisicao de Nobreak para protecao eletrica dos equipamentos do datacenter em substituicao aos existentes. 26 Adquirir uma fitoteca. Motivar abertura de processo de licitacao para aquisicao da fitoteca tem a finalidade de ampliar as possibilidades de Backup de dados 27 Reformar as acomodacoes fisica do Datacenter Motivar abertura de processo de licitacao para adequar as instalacoes fisicas do Datacenter as condicoes ideais de acomodacao dos equipamentos. 28 Reestruturar a rede logica da Sede. Motivar abertura de processo de licitacao para contratacao de empresa especializada em reestruturacao da rede logica do Predio Sede da Administracao. AETI: Aprimorar a governanca em TI Id Acao Tatica TI Descricao 29 Elaborar instrucoes normativas para TI. Publicar Instrucoes Normativas para utilizacao dos recursos e servicos de TI. 30 Criar um banco de dados sobre os processos de TI identificados. Documentar os processos de TI que foram identificados. 31 Desenvolver o PDTI Elaborar e formalizar o Plano Diretor de Tecnologia da Informacao 32 Desenvolver o PETI Elaborar e formalizar o Plano Estrategico de Tecnologia da Informacao 33 Realizar pesquisas de satisfacao periodicas Realizar pesquisa de satisfacao com os usuarios da Prefeitura Municipal de Anchieta e publicar esclarecimentos a eventuais questionamentos 12 PROCESSO DE REVISAO DO PDTI As priorizacoes deste PDTI serao revidas obrigatoriamente anualmente, ou quando solicitado pela alta administracao da PMA. FATORES CRITICOS PARA IMPLANTACAO DO PDTI Os pontos chaves que define o sucesso ou o fracasso desse PDTI sao: ? Possuir orcamento para a execucao das acoes priorizadas; ? Obediencia as prioridades aprovadas pela GETI; ? Monitoramento e controle das acoes listadas e priorizadas neste documento. CONCLUSAO A TI deve integrar e institucionalizar boas praticas para garantir suporte aos objetivos da Administracao. Dessa forma, as acoes de TI devem estar alinhadas aos objetivos estrategicos da organizacao, para que as expectativas desta sejam alcancadas. A elaboracao deste PDTI, assim como outros instrumentos, prova a determinacao desta Administracao em amadurecer sua governanca em TI. O Plano Diretor de Tecnologia da Informacao e um passo importante na implantacao de um processo de governanca de tecnologia de informacao na Prefeitura de Anchieta. Nele sao levantadas as necessidades atuais das areas e as principais acoes a serem realizadas no sentido de atende-las. Com a aprovacao deste Plano, deverao ser definidos os planos tatico-operacionais em conformidade com as acoes definidas para cada area tematica, o que definira tambem o processo de dotacao orcamentaria necessaria para a operacionalizacao do planejamento proposto. Este PDTI busca contribuir em alcancar os objetivos dos oito eixos do Planejamento Estrategico da Prefeitura de Anchieta. E importante destacar que este plano e o resultado de um processo de amadurecimento institucional, com a participacao de todos os setores que necessitam da tecnologia da informacao. A sua implementacao deve ser transversal, passando nao apenas pela area de TI, mas por todas as areas de gestao da Prefeitura de Anchieta. 13 ANEXO I PDTI ? PLANO DE ACOES TATICAS 14 15
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Demonstração, ES.